terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Marmita gourmet


Pois é verdade, a Mãe agora trabalha e mal tem tempo para experimentar receitas novas para partilhar convosco... Outra novidade é que a Mãe deixou de comer carne - mas descansem, filhos, que a diversidade vai ser sempre o prato da casa!

Ora, como o tempo é escasso, costumo fazer o almoço do dia seguinte de véspera e levar numa lancheira (ou marmita, que já não são aquelas coisas cinzentonas e fora de moda). Hoje, para o jantar e para levar amanhã para o trabalho, optei por uma refeição super completa, vegan, com entrada, prato e sobremesa. E vou então partilhar convosco.

Entrada


Enokitake na Chapa

A Wikipédia diz que
Enokitake (榎茸, エノキタケ?), ou Enokidake (榎茸, エノキダケ?), ou Enoki (榎, エノ

O cogumelo pode ser encontrado fresco ou enlatado, sendo que o fresco é preferível. Eles são tradicionalmente usados em sopas, mas também podem ser usados em saladas e outros pratos. Eles têm uma textura fresca. O cogumelo pode ser congelado por cerca de uma semana. O especialistas recomendam espécimes frescos de enoki, com cabos firmes, brancos e brilhantes, evitando aqueles que têm caules viscosos ou acastanhados.2
キ?) são cogumelos brancos finos e longos, usada na cozinha do Leste Asiático (como na culinária chinesa, japonesa e coreana). Esses cogumelos são da espécie Flammulina velutipes, também chamados de cogumelos de agulha de ouro. Os espécimes selvagens, que diferem em cor, textura e grossura, são chamados de cogumelos de inverno, pés de veludo ou caule de veludo entre outros nomes.
Estes cogumelos podem ser bastante caros, mas basta dar uma olhada pelos hipermercados em certos dias para os encontrar perto do prazo de validade e, assim, muito mais em conta.
A estes, separei-os em pequenos ramos e grelhei na chapa, regando com um fio de azeite e temperando de sal e pimenta no fim.

Prato Principal

Caril de Lentilhas

Um prato fácil e de sabor de outras paragens é este caril de lentilhas. É rápido de fazer, basta para isso deitar o conteúdo escorrido de duas latas pequenas de lentilhas numa sertã funda. Quando começar a fervilhar, junta uma lata de leite de côco e mexer até dissolver.
Assim que o leite de côco tiver derretido, tempera a gosto com mistura de especiarias para caril, colorau e umas gotinhas de molho picante. Rectifica de sal e pimenta.
Quando voltar a levantar fervura, junta-lhe uma chávena de côco ralado, envolve bem e retira do lume. Serve com arroz branco ou, como eu fiz desta vez, com polenta.

Sobremesa

Mousse de Côco e Kiwi

Junta, num copo liquidificador, uma lata de creme de côco (deixa o leite de côco no frigorífico umas horas e retira apenas a parte de cima, mais espessa), dois kiwis bem maduros, uma banana bem madura (ou outra forma de adoçar a mousse) e uma chávena de leite de soja. Pulsa durante uns segundos e acrescenta duas colheres de sopa de sementes de chia. As sementes, na presença da água, vão gelificar a mistura. Coloca em frascos herméticos e deixa no frio até saires de casa no dia seguinte.
 
Bom apetite... e bom trabalho!


1 comentários:

Margarida disse...

A experimentar! Parece uma boa sugestão. Depois dou o feed back. ;)

Enviar um comentário